cabeçalho titulo

Sobre nós

ENQUADRAMENTO

Cuidar dos que sofrem é uma tarefa de todos.

A Compassio – Associação para a construção de comunidades compassivas foi constituída a 6 de junho de 2019 e está integrada no movimento internacional Comunidades Compassivas, comunidades que reconhecem que cuidar dos outros em situações de doença, de envelhecimento, de morte e de luto, são tarefa de todos e não apenas dos serviços sociais e de saúde. Em Portugal, integramos o movimento Portugal Compassivo, a união de todas as cidades e comunidades que querem aderir a esta missão. (www.portugalcompassivo.pt).

 

people-2608145_960_720
hand

 

Vivemos numa sociedade com a maior esperança média de vida de sempre, e com cada vez mais tratamentos para variadas doenças, mas ao mesmo tempo com famílias cada vez mais pequenas, e com redes de solidariedade enfraquecidas. Paralelamente, a sociedade em geral, tem dificuldade em abordar e envolver-se compassivamente nos momentos desafiadores da vida humana, como o são tempos de doença, morte, envelhecimento, solidão, sofrimento e luto. Todos estas dimensões levam à agudização do isolamento das pessoas com doenças graves e/ou crónicas, a um progressivo sentimento de (auto)exclusão social e à sobrecarga do cuidador principal. Também as pessoas que vivem processos de luto pela perda de pessoas queridas ou por outras perdas, encontram uma comunidade com pouca capacidade de escuta e de acolhimento ao seu luto.

Poder viver o melhor possível o tempo de doença, ter uma boa morte, e viver o processo de luto de forma bem acompanhada, requer não apenas acesso a bons cuidados de saúde e o apoio essencial das instituições sociais, mas também muitos outros aspetos ao nível social, relacional, psicológico, emocional, e espiritual. A falta de redes de apoio e o esgotamento do cuidador costumam ser a causa da hospitalização, embora a maioria das pessoas queira ser cuidada em casa. Acima de tudo, as pessoas querem estar rodeadas de familiares, amigos, querem ser queridas. Querem estar nos seus ambientes familiares e realizar as suas atividades preferidas tanto quanto puderem.

Portanto, é cada vez mais necessário, que para além dos sistemas de saúde e sociais disponíveis, se fomente um movimento de atenção integral, que implique a comunidade como parte do sistema de cuidado – as Comunidades Compassivas.

Desta maneira, irá permitir-se que as pessoas com doenças avançadas possam viver melhor, gerando redes comunitárias, que colaborando, fazem com que o acompanhar, o cuidar e a compaixão sejam a base da sociedade, contrariamente à solidão. É essencial voltar a uma sociedade com redes de solidariedade mais fortes, em que assumimos a interdependência, e em que todos possam voltar a tomar consciência que cuidar é um privilégio, é motivo de orgulho, tornando todos melhores seres humanos.

,,
“A compaixão é uma das mais importantes declarações de força e coragem conhecidas na humanidade. É difícil, poderosa, contagiante e influente. É universal e com a capacidade de mudar o mundo.”
Gilbert, 2019
compassio_logo

IDENTIDADE

Colocar a compaixão no centro das relações humanas e das comunidades

MISSÃO

A Compassio assume como missão colocar a compaixão no centro das relações humanas e das comunidades, com foco nas pessoas em situação de fragilidade relacionada com a doença e/ou isolamento social, promovendo a ética do cuidar como um compromisso fundamental da sociedade.

VISÃO

A Compassio quer ser reconhecida por sensibilizar, capacitar, ativar e dinamizar grupos e redes comunitárias colaborativas de cuidado compassivo.

VALORES

Compaixão – a profunda consciência do sofrimento e o compromisso pessoal de fazer algo para o aliviar e/ou evitar.
Cuidado – prestar atenção com bondade e sensibilidade a alguém ou a si.
Dignidade – respeito pelo valor inato da vida humana e pela singularidade de cada pessoa.
Comunidade e pertença – conjunto de pessoas que se sentem próximas, unidas e parte de um mesmo grupo, com potencial de ação coletiva na defesa dos seus interesses e na conquista dos seus sonhos.
Espiritualidade – a dimensão do ser humano referente à forma como este expressa o significado e sentido da vida e a forma como experiência a conexão ao momento, a si próprio, aos outros, à natureza, à beleza e ao sagrado.

Gente que pensa como nós...