avenue-2215317_960_720

RETIRO A HORA DOS ZORZAIS

Partilhamos com coração cheio de alegria dois testemunhos do RETIRO A HORA DOS ZORZAIS (retiro para pessoas em processo de luto) que aconteceu nos passados dias 9 e 10 de julho.

“Em pouco mais de 24h mudei a minha perspetiva sobre a morte da minha mulher: percebi que a nossa relação não acabou, continuará sempre.

Mal dei pelas facilitadoras, que quase só me deram muito tempo para pensar, caminhar, ouvir, desenhar, escrever e falar.

E assim, pelo meu próprio pé, encontrei neste retiro muito mais do que estava à procura.

Obrigado, foi maravilhoso!”

Pedro, 38 anos

“”Há uma forma de recordar, mais profunda e mais importante: uma forma de memória que ninguém nunca pensou em honrar com um nome. É a memória de um passado que se escreveu a ele próprio em nós, na nossa personalidade, e na vida em que pomos em prática essa personalidade. Normalmente, não nos apercebemos destas memórias; muitas vezes nem são uma coisa que possamos ter consciência. mas são essas memórias, mais do que qualquer outra coisa, que fazem de nós aquilo que somos. Essas memórias surgem nas decisões que tomamos, nas ações que executamos e na vida que consequentemente vivemos. É nas nossas vidas, e nas nossas experiências conscientes, que encontramos as memórias daqueles que já partiram(…) A maneira mais importante de recordar os outros é ser a pessoa que fizeram de nós – pelo menos em parte – e viver a vida que nos ajudaram a delinear. (…) Ser a pessoa que eles ajudaram a criar e a viver a vida que eles ajudaram a forjar, não é apenas a maneira de os recordar, é a maneira de os honrar”.

In O Filósofo e o Lobo de Mark Rowlands

Gratidão profunda a todos/as pelas partilhas, pela escuta, pelos silêncios, pela criação, pelo cuidar… bem-hajam!”

Marta, Ana e Eusébia (facilitadoras do Retiro A hora dos Zorzais)

Obrigado por fazerem caminho connosco! 

Comments are closed.